Observando a matemática num trabalho artístico

Observando a matemática num trabalho artístico
Neste caso torna-se bastante visível a incidência da matemática, que aparece em formas diferentes da geometria: triângulos, círculos, quadrados, retângulos, trapézios, e outras variedades, ângulos, arcos, curvas, retas... Sem dúvida a matemática em forma de arte dá uma vida nova aos ambintes de casa, do trabalho, etc., inclusive a de um matemático!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Como podemos identificar a matemática em trabalhos artísticos?

Então, a matemática é algo presente em diversos, senão em todos, ambientes nos quais podemos estar ou observar. É algo presente sem nenhum impedimento e que pode ser analisada e identificada facilmente se utilizada um pouco de criatividade e curiosidade.
Em todos os lugares em que passamos podemos observar objetos, edificações, paisagens e diversas formas nas quais podemos "ver" a matemática como atuante titular.
Isso pode ser afirmado no que diz respeito à geometria que trata das formas. Mas não se resume a isso apenas.
Em trabalhos artísticos (pintura, por exemplo), a matemática também está presente, pois há uma necessidade fundamental da parte do artista para com as formas desejadas para sua obra. Isso quer dizer que, ao iniciar uma pintura em tela, o pintor precisa, de fato, ter uma idéia precisa das dimensões da tela, o espaço que será utilizado pela arte, e também a questão de aumento de uma imagem. Quer dizer, o artista necessita ter uma base para produzir uma tela a partir de uma figura, por exemplo, num tamanho maior. Nisso ele utiliza a matemática para que a pintura possa ser feita maior sem perder a sua forma, ou seja, há uma precisão para que não haja deformações na figura.
Mas se queremos fazer uma análise bem íntima da matemática em uma tela por exemplo, podemos observar as formas geométricas que ela possui, ângulos, área da tela, preço, quantidade de tinta utilizada, pode ser feita também uma porcentagem de cores (construção de gráfico com base na ocorrência de cores diferentes), e uma infinidade de outras ações a depender da criatividade de cada um.

2 comentários:

  1. Realmente nunca podemos dizer que a matemática não se faz presente em nosso ambiente, pois em tudo ela está envolvida apesar de muitas vezes não pararmos para visualizar isso. Como até as pinturas com foi focado pelo Cristiano, pois muitas vezes achamos que é apenas ver o desenho e pintar mas não é bem assim, tudo requer uma base para que possa sair, a pintura, da melhor forma possível, usando assim da arte a matemática.

    ResponderExcluir
  2. A matemática, sem dúvida alguma está presente em diversos se não em todos os ambientes nos quais podemos estar e observar, como foi citado na postagem. E um, dos muitos exemplos em que muita gente não se dá conta, da utilização da matemática, é a presença dos mesmos nos trabalhos artísticos, sejam desde a iniciação do trabalho até a própria constituição artística, percebendo-se assim a grande importância que é a atemática na vida de todos, e que em pequenas coisas ela se faz presente, que se tornam mais belas através da utilização da ciência em questão.

    ResponderExcluir